domingo, 7 de novembro de 2010

Cartas para um jovem "eu"

Escrevo para você (eu) na eminência de escolher sua carreira no vestibular, em meados dos anos 80.
Sua história ainda está sendo escrita, mas julgo esta ser uma boa hora (fim de 2010) para uma revisão.

Eu sei que você sempre quis ser engenheiro, mas na última hora apareceu essa dúvida entre Física e Engenharia. Física vai ser mais fácil de ingressar na USP, o curso é de apenas 4 anos, e você acha mesmo que o curso universitário só serve mesmo pelo diploma, porque você já sabe uma coisa ou duas sobre eletrônica e já programa bem essa novidade do seu tempo: o computador pessoal.

Eu não sei o que aconteceria se você escolhesse física, mas posso lhe adiantar algumas coisas sobre a opção engenharia: não se preocupe, o vestibular você vai tirar de letra. O curso, porém, tem muitas, muitas partes chatas, é difícil para caramba, e dura uma eternidade. O lado bom é que um dia você consegue acabar e fica com um belo diploma de pele de carneiro, que vai te abrir algumas portas. Aquilo tudo que você vai estudar na faculdade não vai servir mesmo para muita coisa... Mas vai te ensinar a se virar sozinho e como resolver problemas. E você vai fazer algumas amizades interessantes por lá. Acho que posso te aconselhar: crava engenharia aí...

De resto, algumas informações para você ajustar suas expectativas: você não vai fundar uma empresa enquanto estiver na faculdade ou logo depois de se formar. Não vai virar mega ultra milionário jovem. Mas vai fazer uma carreira interessante em marketing e vendas em empresas multinacionais de tecnologia, incluindo bons cargos e salários. Vendas, sim senhor! Apesar de achar que vai se dedicar a área técnica, você vai descobrir que a ação e o dinheiro estão em vendas...

Você vai encontrar a sua metade da laranja.. Tenho razões para acreditar que seu casamento vai durar para a vida toda. Vocês vão ter 2 filhos maravilhosos, aos quais vocês poderão dar total atenção, pois um dia você vai finalmente abrir uma empresa que lhe permitirá se dar ao luxo de trabalhar em casa, acompanhando assim o crescimento deles.

Essa empresa vai te permitir manter um padrão de vida confortável, e deverá servir de base de lançamento para outra que poderá finalmente deixar você e seus sócios mega ultra milionários (yn). É nisso que estou trabalhando nesse momento. ;p (isso é um emoticon, tente ver a carinha nas letras). Você vai voltar a programar computadores. Um dos projetos que você vai criar é um jogo chamado www.20segundos.com.br. Qualquer hora eu te explico o que é esse www....

Seus filhos nascerão no Brasil, mas visando o futuro deles e o bem estar geral de todos, vocês se mudarão para o Canadá e até onde consigo lhe adiantar, se adaptarão bem por lá.

Por fim, acho difícil que você receba essa mensagem mais de 20 anos no passado, mas caso isso aconteça, essas informações poderão ser úteis (a ordem não é necessariamente a de importância, foi a ordem com que fui me lembrando das coisas):

1. Avise seu pai que aquela dor nas costas é grave e que ele deve procurar rapidamente um oncologista (?!)


2. Os números da  Megasena (um tipo de loteria, a Quina do seu tempo) da Virada, de 31/12/2009 foram 49, 58, 40, 46, 10, 27. Dois ganhadores (um de Brasília, outro de Santa Rita do Passa Quatro) ganharam cada um R$ 72 milhões.

3. Não use chuteiras de trava na grama, prefira as de futebol society (?!), mesmo que isso lhe custe vários escorregões, porque isso um dia vai lhe salvar o joelho (esquerdo - se você precisa mesmo saber, o direito foi embora primeiro).

4. Quando sentir uma estranha vontade de cursar uma escola de japonês, não pense duas vezes e corra para fazer a matrícula (#interna).

5. O Brasil só vai ganhar a Copa novamente em 1994. Se conseguir, liga para o Parreira antes do jogo do Uruguai, o último das Eliminatórias, e fala para ele que é imperativo que ele esqueça as desavenças e convoque o Baixinho! Parece mensagem cifrada, mas você vai entender, quando o tempo chegar....

6. Copa de 1990 - Alemanha campeã; 1994-BRASIL; 1998-França; 2002-BRASIL; 2006-Itália; 2010-Espanha

7. Seu time vai ser campeão mundial!

8. Esse tal de Senna é mesmo tudo isso e vai ser campeão de F-1. Você vai conhecê-lo pessoalmente em breve... nos próximos 2 ou 3 anos - um único e breve encontro. Avisa para ele não correr no domingo quando um piloto morrer nos treinos de sábado...

9. Estão programadas a Copa do Mundo no Brasil (2014) e Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016).

10. Quando tiver algum sobrando, compre ações da Vale do Rio Doce, Petrobras, Google (não é piada), Apple (assim que Steve Jobs voltar a Cupertino).


11. O futuro (o meu hoje) não tem jet packs, não tem carros voadores, não tem teletransporte, mas tem telefones portáteis, video telefone, internet (uma rede de computadores interligados que vai permitir o acesso a praticamente qualquer informação instantaneamente), carros elétricos (em estágio inicial de desenvolvimento).. o homem ainda não foi à Marte, mas já mandou um robô para lá... a propósito, teremos vários tipos de robôs, mas não exatamente como os descritos nos livros ou filmes.

12. Ah, e minha televisão tem 50 polegadas.

\o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário